Planejamento da rede Wireless

Veja o que levar em consideração para criar o planejamento da rede Wireless bem estruturado 

Segundo uma recente pesquisa da Adobe, 45% do tráfego global da Internet, em 2018, virá apenas de smartphones. E, com certeza, isso já chegou a sua empresa – afinal, quantos funcionários de sua equipe estão, agora, conectados à internet via celular?

O problema é que nem sempre as redes foram feitas para aguentar tantos dispositivos ou para ter a segurança necessária diante do alto volume de usuários e dados trafegados. E isso faz com que você tenha problemas como lentidão, quedas de sinal e vulnerabilidades na proteção.

Por esse cenário, muitas vezes se faz necessário construir um ambiente mais adequado e capaz de atender todas essas demandas da Mobilidade.

Como planejar a estrutura da rede Wireless

Se você está nessa fase, pensando em como criar uma nova rede, um dos primeiros passos para ter um Wi-Fi realmente eficiente é investir em um planejamento estruturado. A ideia é avaliar todas as características da operação e, assim, encontrar as soluções mais práticas ao seu dia a dia.

O ponto inicial de sua jornada é estabelecer quais são os objetivos a serem atendidos e quais são as especificações necessárias para suprir a demanda de conexão da sua empresa.

Porque fazer o Planejamento Estruturado do Wi-Fi

Isso é importante porque ao definir um projeto estruturado, a rede Wireless amplia sua capacidade para atender as demandas da rotina da empresa – e dos usuários -, oferecendo uma conexão mais eficiente e estável, com infraestrutura de TI adequada.

Criar um Projeto de TI para sua rede é o ideal para se evitar, por exemplo, problemas em momentos críticos de sua operação ou para melhorar a proteção aos dados.

Como fazer seu planejamento estruturado

O começo de seu trabalho será a análise do ambiente e do propósito da empresa. Além disso, você deve considerar:

  • O que a rede deve entregar, de acordo com os propósitos da companhia?
  • Qual será a área de cobertura?
  • Aliás, é possível realizar um Site Survey e verificar as reais condições do ambiente?
  • Quantos dispositivos estarão conectados? Haverá política de BYOD?
  • O que os usuários acessarão neste ambiente? E quais serão as regras de segurança da rede aos dados que devem fazer parte da ação?

Com essas respostas em mãos você terá um desenho mais completo sobre que tipo de ferramentas e tecnologias é preciso incluir em seu sistema de Wi-Fi Profissional e como integrar isso ao modelo de sua produção.

Lembre-se de que o Planejamento Estruturado é apenas um dos passos para criar uma rede eficiente – mas, sem ele, todos os outros ficarão comprometidos!

Pronto para dar este passo? Se tiver alguma dúvida, ou quiser nossa ajuda, é só falar com um de nossos consultores!

eBook_email_b