Wireless: Quer saber como alcançar conexão de alto desempenho?


Entenda como planejar e montar uma rede Wireless eficiente e 100% preparada para agilizar a rotina de sua companhia com segurança e alta performance

Já parou para pensar em como seria sua vida, hoje em dia, sem Internet? Seja em casa, na rua ou no escritório, as conexões Wireless se tornaram essenciais em nossa rotina.

Mas não é apenas a nossa vida que foi transformada pelas redes sem fio. As empresas também exigem ambientes cada vez mais integrados, com alta disponibilidade e facilidade de acesso às informações.

Em tempos hiperconectados, ter uma rede sem fio eficiente pode ser a diferença entre uma operação bem-sucedida e uma companhia ultrapassada, cheia de falhas.

Isso não significa, porém, que basta comprar um roteador e espalhar o Wi-Fi pelo ambiente.

Para as organizações, o caminho certo para uma rede Wireless de alta performance exige planejamento e monitoramento constante, a fim de evitar problemas como instabilidade, quedas de sinal e falhas de segurança.

Como garantir uma rede Wireless eficiente?

Existem algumas formas de integração das tecnologias para ter uma conexão sem fio, cada uma com suas próprias características e indicações.

Por exemplo: você acha que replicar aquele velho modelo utilizado em casa, com um roteador ou adaptador, é o suficiente para criar a rede de Internet de seu escritório? A resposta é não!

O ideal é adotar soluções Wireless com equipamentos e sistemas bem dimensionados e de acordo com as características do ambiente, e capazes de manter a segurança dos dados tramitados pela rede.

Porém, de forma geral, as empresas integram redes sem fio de forma improvisada, e as vezes até um pouco mais planejada, ao invés de adotarem um modelo de Wireless Corporativo.

Wireless Improvisado – Ainda bastante presente nas companhias, este é o modelo de rede feito sem nenhum tipo de análise. Nele, as empresas acreditam que basta instalar um roteador – como fazemos em casa – e pronto.

O problema é que com uma simples queda de sinal, a solução perde sua performance. E quando isso acontece, as empresas acham que os equipamentos não são suficientes e instalam novos Access Points ou repetidores de sinal. No fim das contas, a conexão não melhora e os gastos passam a ser constantes.

Wireless Planejado – Conforme a necessidade por conexão sem fio cresce, é natural que as empresas melhorem a infraestrutura de rede, em busca de um desempenho aprimorado. Nessa etapa, os líderes entendem que precisam recorrer aos serviços de uma empresa ou um técnico especializado, com a meta de estruturar uma rede mais robusta.

O Wireless Planejado oferece vantagens por apresentar robustez e ser implementado com maior cuidado técnico, mas a verdade é que ele tem suas limitações, principalmente ao não oferecer funcionalidades como o controle de banda (por rede Wireless, aplicação ou usuário), a visibilidade de tráfego e o rastreamento de usuários, entre outras.

Wireless Corporativo – É aqui que o Wireless Corporativo entra em cena, incrementando funcionalidades ao Wireless planejado. Como um modelo profissional e completo que avalia demandas de conexão, estabilidade, segurança e performance, oferece às empresas recursos mais arrojados, dando suporte para que se criem oportunidades de negócios e continuidade de processos.

Nap IT | Wireless - Conheças as tecnologias ideais para sua empresa

Saiba mais acessando o e-Book: Wireless Corporativo: Saiba como melhorar a conexão na sua empresa

Inteligência para fugir dos problemas de rede em sua empresa

Você já deve ter vivido situações como em uma reunião em que a Internet não funciona, ligações ou videoconferências com som e imagem picotam e a conexão trava, sem contar o risco em estar vulnerável a ataques virtuais… Enfim, é exatamente isso que sua companhia poderá enfrentar ao adotar uma rede sem fio improvisada.

Site Survey - oque você precisa saber sobre rede sem fio

 

Sua rede precisa de eficiência? Entenda quais são seus primeiros passos.

Acesse o e-Book e fique por dentro!

 

Todos esses problemas podem surgir a partir de erros de configuração, de disposição dos equipamentos, interferências, confusões no dimensionamento da demanda interna, entre outros pontos.

Para evitar esse cenário, o ideal é fazer o planejamento e a análise do ambiente. Uma solução que atende a essa demanda e oferece um diagnóstico de Rede assertivo é o Site Survey.

Por exemplo: imagine que uma empresa, com vários departamentos, decidiu alterar o layout das salas e a posição dos funcionários, colocando mais usuários conectados no atual espaço e com a mesma infraestrutura de tecnologia. Ao finalizar o novo layout, a rede pode até funcionar bem durante parte do dia, mas logo pode ficar lenta e apresentar quedas.

Para essa empresa, o diagnóstico oferecido pelo Site Survey vai mostrar onde estão as falhas e apontar para uma configuração mais eficaz – e, possivelmente, de menor custo.

Assista ao vídeo e entenda como o Site Survey Nap IT pode transformar a rede sem fio de sua empresa.

Video_Nap IT - Serviços Wireless

Como planejar uma rede Wireless até para as grandes empresas?

Uma rede Wireless eficiente deve ser dimensionada considerando desde a escolha da tecnologia até os processos de instalação e configuração. Ao montar um plano de integração Wireless, o time de tecnologia deve considerar três questões:

  1. Quais são as características do ambiente (número de usuários e dispositivos a serem conectados, topologia do espaço, tecnologias presentes etc.)?
  2. Qual o nível de suporte necessário para responder as demandas de curto, médio e longo prazo da empresa
  3. Quais as disponibilidades (e demandas) para implantar governança e sistemas de segurança?

Essas perguntas vão ajudar a montar um plano prático de implantação da rede sem fio, dimensionando corretamente o número de Access Points, Controladores, Licenças e Garantias necessárias para o funcionamento do Wireless em alta performance.

Guia Prático Wireless - Nap IT

 

 

e-Book:

Acesse e receba um guia prático sobre como sua empresa pode ter uma rede Wireless eficiente. 

Por que investir em um projeto de Wireless Corporativo profissional?

Em alguns casos, analisar e mudar configurações não é o suficiente para aumentar a performance de uma rede. Pode ser necessário caminhar para um projeto completo de reestruturação de rede.

Em ambos os casos o recomendado é que as avaliações e configurações da rede sejam feitas com o apoio de uma consultoria de TI especializada, com o dimensionamento de todas as etapas, equipamentos e tecnologias a serem utilizados.

Isso porque a rede sem fio deve ser encarada como um Projeto de Tecnologia Estratégico para os negócios e que deve incluir, entre outras coisas, as análises de estrutura, topologia e configurações de segurança adequadas.

O Wireless instalado no ambiente corporativo deve seguir características próprias e que exigem cuidados especiais, tais como:

  • Topologia da implantação da rede;
  • Estudo de campo (Site Survey);
  • Posicionamento de antenas;
  • Análise de canais e frequências.

Ou seja: este processo deve ter toda análise detalhada do que sua empresa precisa para ter uma conexão de alta performance, mais segura e estável.

Afinal de contas, o importante para uma empresa é que a tecnologia trabalhe a seu favor, e usar o conhecimento de especialistas é o melhor caminho para atingir esse objetivo.Redes sem fio - checklist para a alta performance - NapIT

 

Confira o Checklist da alta performance. Basta baixar o e-Book.

Como a NAP IT vai ajudar sua empresa a ter uma rede Wireless de alta performance?

Atualmente, uma das maiores demandas das empresas é ter uma rede confiável, rodando de forma ininterrupta e em alta performance. Isso exige inteligência e conhecimento sobre os detalhes.

É isso que a Nap IT oferece para sua empresa.

Com uma equipe de especialistas diferenciada, a Nap IT é pioneira na aplicação de técnicas para otimizar o potencial da infraestrutura de rede instalada.

Parceira de grandes marcas e com presença global, a Nap IT possui experiência e inovação para ajudar sua rede Wireless a ser mais eficiente e dinâmica.

Quer ver como? Conheça nossos cases de sucesso e descubra exemplos do que podemos fazer pelo seu negócio:

Caso de sucesso ilustrado | Como a QUILMES realizou o ambicioso sonho de ter escritório 100% wireless
Caso de sucesso ilustrado | Fraport garante Wireless gratuito nos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre
Caso de sucesso ilustrado | Como a Souza Cruz turbinou sua rede wireless e evitou alto investimento?
Caso de sucesso ilustrado | Grande Varejista do setor da moda economiza 240 mil após implementar Tuning de Rede
Caso de sucesso ilustrado | NAP IT transforma a rede wireless da Arezzo em 30 dias

Para saber mais sobre nossos serviços, acesse nosso site ou envie sua dúvida agora com um de nossos especialistas.