Wireless Corporativo: o que você deve saber para não ter mais problemas de sinal

Por Klaus Engelmann

Pelo mito de que a implementação e os problemas técnicos de wireless são simples, muitas empresas investem e não conseguem chegar à solução adequada

O wireless é o tipo de conexão estabelecida em uma rede de computadores por sinais de radiofrequência, baseados no protocolo 802.11. Apesar dessa tecnologia ter uma definição que parece simples, o mercado corporativo precisa estar atento com algumas questões sobre como adquiri-la e integrá-la, a fim de obter o melhor da solução e evitar problemas.

Atualmente, o wireless é essencial para os negócios por conta da facilidade de uso que proporciona e da mobilidade. Muitas empresas acreditam que essa seja uma solução tão simples que sequer procuram por serviços especializados para implementar a rede sem fio, e ainda tentam resolver problemas técnicos sem o conhecimento necessário.

Como resultado, surgem os constantes problemas na rede, que são notados com a falta de conexão. Situações como estas levam as empresas a fazerem novos investimentos que, mais uma vez, não são integrados de forma adequada.

Todo esse cenário pode não ser novidade para quem lê este post, e por isso estamos abordando esse assunto para mostrar que é prudente mudar esse mindset e adotar a cultura de ter uma infraestrutura planejada. O que pode ser iniciado com a avaliação de alguns pontos:

– A empresa contratante precisa saber, por exemplo, se o quanto ela está investindo nesse modelo de wireless vai suprir suas necessidades no curto, médio ou longo prazos;

– O quanto ganhará em mobilidade;
– Qual o nível de facilidade de adoção;
– Quais as disponibilidades de implantar governança e sistemas de segurança.

Para facilitar os processos de integração da tecnologia, vamos dizer que as empresas podem optar por três modalidades de rede: o Wireless Improvisado, o Wireless Planejado e o Wireless Corporativo. Saiba qual modelo atende o que a sua empresa precisa:

Conheça os prós e contras de 3 modalidades de redes

Wireless Improvisado

Quando se veem diante da necessidade de implementar uma rede Wi-Fi em seu ambiente, têm empresas que chegam à conclusão de que basta instalar um Access Point. Mas, a instalação de equipamentos básicos e de forma improvisada – como é feito na maioria das residências – pode até funcionar em um primeiro momento, atendendo a uma necessidade imediata, mas dura por pouco tempo.

Basta uma queda de sinal para que a solução perca sua performance. Diante isso, logo a empresa pensa em adquirir novos equipamentos, já que os negócios não podem esperar. Mas não é por meio da instalação de novos Access Points ou repetidores de sinal que se resolve o problema. É necessário encarar a realidade e entender que tecnologia de ponta exige mais do que investimento em produtos. É preciso pensar em serviços.

Wireless Planejado

Conforme a necessidade por conexão sem fio vai crescendo, as empresas passam a exigir aumento da infraestrutura de rede e mais desempenho. Diante disso, percebem que precisam recorrer aos serviços de uma empresa ou um técnico especializado para estruturar uma rede mais robusta.

O wireless instalado de forma planejada tem características bem distintas e que exigem cuidados especiais, tais como:

– Topologia da implantação da rede;
– Estudo de campo (também conhecido como Site Survey);
– Posicionamento de antenas;
– Análise de canais e frequências.

Wireless Corporativo

O wireless planejado oferece vantagens por apresentar robustez e ser implementado com maior cuidado técnico, mas ao mesmo tempo tem limitações, pois não oferece algumas funcionalidades, como o controle de banda (por rede Wi-Fi, aplicação ou usuário), a visibilidade de tráfego e o rastreamento de usuários.

É aqui que o Wireless Corporativo entra em cena, incrementando funcionalidades ao wireless planejado. Ele oferece às empresas recursos mais arrojados, dando suporte para que se criem oportunidades de negócios e garantam continuidade de processos.

Acompanhe nosso blog e entenda de que maneira sua empresa poderá tirar o melhor benefício de uma rede sem fio planejada e bem implementada.

* Klaus Engelmann é Network Engineer da Nap IT

Wireless

2016-06-07T16:35:05-03:0007/06/2016|Categories: Wireless|Tags: , , , |
WhatsApp chat