Por Klaus Engelmann


A implementação do wireless corporativo, com a adoção dos recursos corretos, permite que as organizações possam usufruir de vantagens e benefícios

Recentemente, apresentamos as três formas como as empresas costumam integrar redes wireless: a forma improvisada, a planejada e a corporativa. Para cada uma delas, mostramos alguns prós e contras e as situações em que são aplicadas. Nesse post, temos como foco mostrar as principais vantagens do modelo Wireless Corporativo.

Ele é reconhecido por apresentar recursos mais robustos do que os demais e possuir algumas características próprias. Essas vantagens normalmente ajudam na tomada de decisão quando uma empresa tem que optar por uma modalidade de rede sem fio mais eficiente.

Conheça as cinco principais vantagens do Wireless Corporativo

Dinamismo – A solução wireless, por meio do Gerenciamento de Recursos de Rádio (também conhecido pela sigla RRM, de Radio Resource Management), é capaz de fazer uma análise de todo o ambiente de radiofreqüência existente ao redor e, com isso, realizar um autoajuste.

Segurança – Ele é compatível com todos os protocolos de segurança possíveis, como WEP (Privacidade Equivalente a das Redes com Fios), WPA (Acesso Sem Fio Protegido) e 802.1X, por exemplo. E pelo EAP (Protocolo Extensivo de Autenticação) se torna possível integrar o acesso da rede sem fio a servidores AD (Diretórios Ativos) e LDAP (Protocolo de Acesso a Diretórios Leves).

Escalabilidade – É possível configurar e implementar as plataformas com um mínimo de 50 pontos de acesso (os chamados Access Points), e ampliar esse número  em até 3 mil, com modelos de controladoras capazes de atender às necessidades de conectividade sem fio de empresas de todos os segmentos, sejam elas de pequeno, médio ou grande portes.

Fácil configuração e implantação – Vale lembrar que o foco do Wireless Corporativo está na funcionalidade do negócio, e não nos protocolos de rede. Nesse caso, todos os pontos de acesso são integrados à controladora, por meio da arquitetura Split-MAC, gerando a distribuição das funcionalidades dessa modalidade de rede sem fio.

Visibilidade e Rastreabilidade – As aplicações e os protocolos usados pelos usuários são detectados de forma automática e transparente, por meio de recursos como NBAR (Reconhecimento de Aplicativo Baseado em Rede) e NetFlow.

Agora que você sabe um pouco mais dos benefícios do Wireless Corporativo, tenha em mente que, para implementá-lo em uma empresa, é necessário ter em mãos os recursos certos e adequados.

Dessa forma, a organização tem a garantia das oportunidades que uma rede sem fio corporativa pode proporcionar em termos de governança, visibilidade, segurança e fácil adoção.

 

* Klaus Engelmann é Network Engineer da Nap IT