Por que o Wireless da minha empresa está dando problemas e como posso resolvê-los?

Wireless NapIT

 

Quando a rede Wireless não conecta, vive caindo, e não suporta o aumento do tráfego de dados, o impacto negativo na produtividade e nos resultados de uma empresa pode ser maior do que se imagina

 

A rede Wi-Fi de uma empresa pode apresentar muitas falhas caso ela não seja adequada para a sua operação. Estes problemas podem ser resultado da falta de planejamento, que já começa na escolha da tecnologia e nos processos de instalação e configuração. Mas como estar atento a estas questões?

 

É importante saber que, com planejamento e detalhamento de funções, a conexão sem fio pode representar ganhos reais para a empresa. Diferentemente de ter uma equipe parada ou estressada por conta do mau desempenho da infraestrutura de rede, o Wireless bem dimensionado torna mais fácil a aplicação de recursos voltados à produtividade. Portanto, além de utilizar o que há de melhor em tecnologia, vale considerar a forma como ela é planejada e integrada.

 

Entre as principais vantagens do Wireless estão a mobilidade e acessibilidade. Mas, também merecem destaque a redução de custos em infraestrutura física, a inclusão de novos mecanismos de redundância, e a disponibilidade e escalabilidade, entre outros.

 

Entenda se é o seu caso

 Agora, imagine sua vida sem Wi-Fi. Difícil, não é? Isso porque a mobilidade deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade. Seja no ambiente doméstico ou corporativo, as conexões Wireless estão em evidência. Mas você sabia que existem diversas opções (e formas) para montar uma rede sem fio e que cada tipo de uso tem suas características próprias?

Se a sua resposta para a pergunta acima for não, você está entre os representantes de muitas empresas que, ao adotar a rede Wireless em suas operações, ainda imaginam que apenas replicar aquele velho modelo utilizado em casa, com um roteador ou adaptador, é o suficiente. Só que, em diversas situações, ele não é.

 Por exemplo, quando não se dá muita atenção às opções técnicas na implementação, podemos denominar esse resultado como Wireless Improvisado. Não é difícil mudar esta situação e eliminar “dores de cabeça”, porém – tanto para empresas que ainda vão instalar sua rede como para aquelas que precisam resolver falhas contínuas – o primeiro passo é adotar soluções orientadas, com estrutura definida e ajustada às características do espaço.

 

Portanto, a primeira dica aqui é investir tempo e atenção para implementar uma rede Wi-FI no ambiente. Isso vai eliminar horas de ajustes e economizar recursos. Acredite!

 

Você optou pelo Wireless corretamente?

Esse é o caminho para ter uma rede de Wireless Planejada, que permite desempenho e continuidade de processos. Ao recorrer aos serviços de empresas ou técnicos especializados para estruturar uma rede mais robusta, alguns dos itens a serem trabalhados são: topologia da implantação da rede; estudo de campo (também conhecido como Site Survey); posicionamento de antenas; e análise de canais e frequências.

 Entretanto, apesar de ampliar o potencial da infraestrutura, essa possiblidade também tem suas limitações, principalmente com relação à gestão de recursos e segurança.

 

Solução ideal para empresas

 

Para fechar esse cerco e atender a demandas específicas, uma opção é o Wireless Corporativo, que utiliza ferramentas e aplicações dedicadas às variações e exigências de empresas de todos os segmentos. Essa modalidade, em franco desenvolvimento, tem trazido à tona recursos como controle de banda, padronização de acesso e gestão de dados, para suportar o crescimento de programas de BYOD (Traga seu próprio Dispositivo) e as diversas tarefas presentes no dia a dia de uma corporação.

 

Assim, o Wi-Fi pode ajudar sua companhia a ganhar velocidade de conexão, mas não apenas isso. O Wireless proporciona melhor análise e gerenciamento estratégico, com condições que podem ser pensadas sob demanda para cada rotina.

 

E aí, como está a rede sem fio da sua empresa? O que você precisa para melhorar a conexão? Para saber mais sobre esse tema, fique atento ao Blog da Nap IT! Nos próximos posts, falaremos sobre como identificar e escolher o Wireless certo para seu negócio. Até lá!

2016-08-17T11:00:02-03:0017/08/2016|Categories: Wireless|Tags: , , , , , , |